Notícias
24/04/2024 24/04/2024 15h10m
Santa Maria é a 4ª cidade mais inovadora e sustentável do Rio Grande do Sul, aponta estudo
Ranking da Bright Cities avaliou a performance de mais de 300 cidades brasileiras a partir de um método que padroniza diversos indicadores de serviços urbanos e qualidade de vida. Na foto: Bate-Papo com Rashid e Rafa Rafuagi na Escola Marista Santa Marta, dentro da programação da Calourada 2024.
Uma pesquisa publicada recentemente elencou o Município de Santa Maria entre as 10 cidades mais inovadoras e sustentáveis do Estado do Rio Grande do Sul. O dado consta no Ranking de Cidades Inovadoras e Sustentáveis, elaborado pela Bright Cities, uma plataforma especializada em pesquisa e diagnóstico de gestão pública. Foram avaliados apenas os municípios com mais de 100 mil habitantes, formando um escopo de 326 cidades avaliadas no país.
No ranking estadual, Santa Maria figura em 4º lugar, estando a frente de cidades como Passo Fundo, Bento Gonçalves, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Novo Hamburgo, Canoas, Rio Grande, São Leopoldo e Gravataí. Entre as cidades gaúchas, a capital Porto Alegre figurou em 3º lugar, Caxias do Sul em 2º e Erechim em 1º. Entre as cidades da Região Sul, Santa Maria ficou em 22º lugar. Já no ranking geral, o Município alcançou a 89ª posição. Mais informações sobre o estudo, bem como o ranking completo, pode ser conferido aqui.
"A pesquisa mostra o quanto Santa Maria continua avançando em diversos aspectos. Todos os nossos esforços, que fazem Santa Maria continuar melhorando, valem a pena. Trocamos 630 contêineres da nossa cidade, com sistema de amortecimento, renovamos a frota de coleta, além do nosso programa Descarte Legal ter recolhido quase 200 toneladas de lixo nos últimos dois anos. E, não podemos falar em sustentabilidade, sem comentar das diversas obras de saneamento básico, como a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na Região Sul e os mais de 18 quilômetros de rede de esgoto em construção na Região Oeste. Por isso, a inovação, sustentabilidade, desenvolvimento social, saúde e educação, andam sempre juntas, só assim vamos conseguir continuar avançando. Isso é a cidade cuidando das pessoas", afirma o prefeito Jorge Pozzobom.
A pesquisa levou em conta 40 indicadores elencados em cinco pilares temáticos: prosperidade (economia, inovação, infraestrutura e condições sociais); gestão (administração municipal); bem-estar (qualidade de vida, educação, saúde, cultura e meio ambiente); segurança (taxas de criminalidade, medidas de prevenção); e infraestrutura e serviços básicos. Para elaboração do ranking, foram utilizados dados existentes em fontes oficiais e públicas, como IBGE, ANATEL, ANAC, Siconfi entre outras.
“Alcançar uma posição de relevância, como ser a 4ª cidade mais inovadora e sustentável do RS, mostra que estamos no caminho certo. Criamos políticas públicas importantes, como: um ambiente econômico favorável, com liberdade econômica e menos burocracia; investimos em áreas essenciais, como na Educação em que construímos novas escolas e entregamos uniformes para cerca de 20 mil alunos - e na Saúde, que construímos novas unidades. Temos, ainda, o nosso Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), com quase 1,5 mil câmeras de videomonitoramento garantindo mais segurança à população. Os investimentos em outras áreas, como na Cultura, no Esporte e no Desenvolvimento Social, também trazem resultados importantes que impulsionam Santa Maria a ser destaque em inovação e sustentabilidade no Rio Grande do Sul e no Brasil”, declara o vice-prefeito Rodrigo Decimo.
O estudo utilizou como método a norma ISO 37120, que define e estabelece metodologias para uma série de indicadores relacionados ao desenvolvimento sustentável, buscando orientar e medir o desempenho de serviços urbanos e qualidade de vida. A Bright Cities, responsável pelo ranking, é uma plataforma que assessora gestores públicos a analisar a performance das várias áreas urbanas da sua gestão. Sua equipe é composta por pesquisadores especializados em Cidades Inteligentes, Sustentáveis e Inovadoras, cientistas de dados e especialistas em Certificação de Cidades.
“Este é um ranking que tem o reconhecimento internacional, que analisa mais de 40 temas e divide os temas em várias áreas. Institucionalmente, a gestão tem um olhar para todas essas áreas que foram avaliadas. Claro que temos que evoluir sempre, mas do viés econômico, este estudo comprova que Santa Maria vem se destacando como uma cidade acolhedora, que está, sim, pronta para bem receber e também para desenvolver quem empreende aqui, seja em termos de legislação, de desburocratização, de fomento (linhas de crédito) e até mesmo de capacitação. Temos um ambiente atrativo, um ambiente econômico competitivo e próspero para quem está aqui e também para atrair investimentos de fora. É mais um ranking que nos motiva, assim como outros estudos que situam nossa cidade como acolhedora e aberta aos empreendedores”, considera a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana.
HISTÓRICO DE RECONHECIMENTOS
Nos últimos anos, Santa Maria emplacou posições de destaque em rankings de abrangência estadual e nacional. Em 2022, o estudo da Connected Smart Cities colocou Santa Maria como a melhor cidade do Sul do país no setor educacional. No mesmo ano, no Índice de Concorrências dos Município (ICM), do Ministério da Economia, que analisou o ambiente de negócios e a qualidade regulatória entre empresas, Santa Maria foi a segunda melhor colocada no Estado em condições para atrair investimentos. Neste ranking, o Município ficou atrás apenas da capital gaúcha, Porto Alegre, e ocupou a 11ª colocação no país.
O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), publicado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em março de 2023, apontou Santa Maria como a terceira melhor cidade do país no quesito Capital Humano e a 36ª no ranking geral, que avalia os 101 maiores municípios do Brasil. Este segmento avalia o acesso e a qualidade da mão de obra básica e especializada, quesito no qual o Município pontuou à frente de muitas capitais. Também em 2023, Santa Maria conquistou o 3º lugar entre as cidades em ranking do Tesouro Nacional que avaliou cidades com melhor qualidade fiscal e o 13º lugar no ranking geral de cidades brasileiras. Neste ranking, o Município foi o único do Estado a ser premiado, sendo agraciado com o selo “Qualidade da Informação Contábil e Fiscal - 2023”.
Além disso, Santa Maria pontuou como a melhor cidade do Estado e a 19ª do país em qualificação dos servidores públicos municipais, conforme a lista publicada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com base no Ranking de Competitividade dos Municípios.
Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086), João Alves (Mtb: 17.922), Marcelo Oliveira (PMSM), Guilherme Brum (PMSM) e Alex Cáceres (PMSM/Arquivo)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria