Inicial > Notícias > Em escola do Bairro Caturrita, Prefeitura...

Notícias

25/04/2024 26/04/2024 15h51m

Em escola do Bairro Caturrita, Prefeitura entrega uniformes para mais de 110 alunos do maternal ao 5° ano


A vestimenta é diferenciada devido à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nossa Senhora da Conceição estar em processo para se tornar cívico-militar

Houve muita alegria e comemoração na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nossa Senhora da Conceição, localizada na Vila Conceição, no Bairro Caturrita. Os 115 alunos do maternal ao 5º ano foram agraciados, nesta quita-feira (25), com os novos uniformes, que são diferenciados em função de a instituição estar sendo credenciada como Escola Cívico-Militar.

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Educação, fez a entrega simbólica para os estudantes, que já faziam uso das vestimentas. O uniforme é na cor azul, em tons claros e escuros, e contam com o símbolo da escola. Os kits são compostos por uniforme esportivo (camiseta, bermuda, calça de abrigo, jaqueta, meias e tênis) e social (camisa, calça, cinto, saia, meias, sapato e casquete). O investimento da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, é de cerca de R$ 200 mil.

No início da cerimônia, os estudantes formaram fila no pátio da escola. Após, todos os presentes cantaram o Hino Nacional Brasileiro enquanto dois estudantes hastearam a bandeira do Brasil.

“Este é um dia muito especial. Parabéns à direção, esta foi a única escola que aceitou o desafio, que bacana. Preciso ressaltar que não devemos misturar eleição com educação quando se trata deste modelo de Escola Cívico-Militar. Obrigada a cada pai e a cada mãe, palmas pra vocês, que também entenderam a ideia e sabem a importância do projeto para as crianças e a comunidade”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, anunciou que a entrega dos uniformes é um ponto de partida para o início das atividades da Escola Cívico-Militar.

“Como é bom e gratificante ver um sonho da escola se concretizando. Assinamos a lei que institui este modelo em 2021. Hoje vocês estão lindos e organizados. O próximo passo é o suporte para a escola com a presença dos profissionais aposentados da Brigada Militar. Através da experiência e vivência dos militares, eles irão dar apoio aos alunos e professores e cuidar dos nossos estudantes. O uniforme é uma identidade do aluno da Rede Municipal de Ensino (RME), e a comunidade também pode ajudar a olhar e cuidar, ter atenção com as nossas crianças. Parabéns à escola que aceitou enfrentar este desafio. Muito obrigada”, destacou a secretária Lúcia.

Para o diretor da instituição, Airton Costa, a data marca um novo momento para EMEF Nossa Senhora da Conceição que tem 39 anos e integra a RME. A equipe é formada por 10 professores, 2 estagiárias de Educação Infantil, 1 merendeira e 1 auxiliar de limpeza.

“Estamos estreando os uniformes. Um dos propósitos deste modelo de escola é promover a cultura, preservar valores, dar a visibilidade da Vila Conceição, proporcionar uma mudança de realidade, e melhor autoestima da comunidade. Agradeço a presença dos pais e das autoridades que prestigiam este ato”, lembrou o diretor Airton.

Também participaram do ato o secretário adjunto da Educação, Marcio Andrei de Melo Carvalho, o vereador Pablo Pacheco, a equipe diretiva da escola e pais dos alunos.

Escola Cívico-Militar

Em dezembro de 2021, a Prefeitura sancionou a lei municipal 6.598, que institui a Escola Cívico-Militar em Santa Maria. A norma foi assinada pelo então prefeito em exercício, Rodrigo Decimo. A legislação se faz necessária para autorizar o Município a integrar o Programa Estadual de Escolas Cívico-Militares (PECIM). A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nossa Senhora da Conceição será a primeira instituição Cívico-Militar do Município, que atuará como piloto do projeto.

A próxima etapa para a EMEF ser efetivamente uma Escola Cívico-Militar depende de uma contrapartida do Governo do Estado, que irá lançar um edital para contratar dois militares da reserva da Brigada Militar para atuarem no pátio da instituição. A questão ainda está em processo de trâmite burocrático para a implantação plena do projeto.

Uma vez implantada, a iniciativa terá continuidade, embora com o mesmo currículo das demais escolas da Rede Municipal de Ensino. As mudanças mais significativas com a presença dos militares serão na organização dos alunos ao formarem filas antes das aulas, o cântico do Hino Nacional Brasileiro diariamente, o cuidado com a disciplina e a segurança na instituição de ensino.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial