Notícias
26/04/2024 29/04/2024 12h55m
Com mais de 80% do projeto concluído, avança a instalação da pedra portuguesa na Praça Saldanha Marinho
Espaço terá novo piso com parte em cimento e outros pontos em pedras. Obra ainda receberá jardinagem e a restauração do chafariz e do coreto
Há menos de um mês para a entrega da Praça Saldanha Marinho, os serviços de revitalização do espaço, no Centro de Santa Maria, estão em ritmo acelerado. Com mais de 80% do projeto concluído, a instalação da pedra portuguesa e do granito preto avançam, e já podem ser vistos desenhos em alguns pontos do espaço. Ao final, a Praça terá novo piso com parte em cimento e outros pontos em pedras. A obra ainda receberá jardinagem e a restauração do chafariz e do coreto.
Além do assentamento da pedra portuguesa e do granito preto que é realizado por uma equipe da Construtora Jobim, segue a restauração do chafariz e do coreto da Praça, essenciais para preservar esses símbolos arquitetônicos de Santa Maria. O restauro é feito por uma equipe liderada pelo professor Juan Amoretti. Outra frente dá continuidade à demolição de canteiros antigos para a construção de novas estruturas, além da limpeza e da regularização aos arredores do palco, isto é, o aterro do desnível existente entre o palco e a praça.
Por conta do andamento dos serviços e do avanço dos tapumes, desde o início do mês de fevereiro deste ano, para acessar a Saldanha Marinho, a população pode cruzar a praça entre o Viaduto Evandro Behr e a Rua Roque Calage, e também, pela Rua do Acampamento.
De acordo com a Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, parte da revitalização da Saldanha Marinho será entregue na segunda quinzena de maio. No local, será realizada a 51ª Feira do Livro. O evento tradicional ocorre de 24 de maio a 8 de junho.
A REFORMA
A Praça Saldanha Marinho, um dos locais mais visitados e palco da realização de muitos eventos no Centro de Santa Maria, começou a ser revitalizada em junho de 2023, com a retirada do piso em frente ao Theatro Treze de Maio.
A obra é viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. A previsão é de que obra seja concluída em até 18 meses. Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, renomada empresa que foi responsável pelo paisagismo de grandes obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086) e Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria