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23/05/2024 24/05/2024 15h33m
Integração de serviços para viabilizar atendimentos aos atingidos pelas chuvas ocorre no Posto do CadÚnico
Atendimento presencial está disponível para encaminhamento de benefícios do programa Volta por Cima e do Auxílio Reconstrução
Para ajudar as vítimas das fortes chuvas que tenham perdas referentes à moradia, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, começou nesta quinta-feira (23) o mutirão de cadastro de dois programas: Volta Por Cima, do governo do Estado, e Auxílio Reconstrução, do governo Federal. Os atendimentos ocorrem no Posto Central do Cadastro Único (CadÚnico), na Rua General Neto, 504, Bairro Centro.
Em uma hora de atendimento no período da manhã, mais de 50 pessoas foram atendidas. O mutirão segue até ao meio-dia, e é retomado à tarde, das 13h às 16h30min. Nesta sexta-feira (24), também ocorre a ação, no mesmo local, das 7h30min ao meio-dia e das 13h às 16h30min.
“Reforçamos que estes auxílios são para quem registra perdas relacionadas à moradia. Aquelas famílias as quais as casas inundaram, que ficaram com problemas na estrutura da casa, que perderam móveis, que precisam reestruturar o local para morar. O foco é ajudar estas famílias a conseguirem reorganizar suas residências. Tivemos casos em que as pessoas vieram se cadastrar, mas não conseguiram porque não se encaixaram nos critérios dos programas de auxílio. Por isso o reforço de quem pode vir fazer o pedido. De modo geral, os atendimentos estão indo bem e todos os cadastrados estão assinando um Termo de Responsabilidade pelas informações repassadas à Prefeitura. Acredito que vamos conseguir ajudar muitas pessoas”, destaca o secretário de Desenvolvimento Social, Leonardo Kortz.
Na próxima segunda (27) e terça-feira (28), os atendimentos ocorrem diretamente nos distritos de Santa Maria para os moradores destas áreas. Confira cronograma abaixo.
VOLTA POR CIMA
É destinado para famílias diretamente atingidas pelas fortes chuvas, conforme a relação abaixo. A iniciativa do Governo do Estado busca ajudar, com repasse de R$ 2,5 mil em parcela única, famílias que tiveram suas casas alagadas e que perderam bens móveis e objetos em decorrência de enxurrada. Entre os critérios para participar do programa está o de renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da casa, a ser comprovado por meio do CNIS/INSS, Cadastro Único (CadÚnico) ou outros cadastros do governo.
Para registro, um responsável familiar deve comparecer no Posto Central com documento de identificação, CPF e com qualquer documento que comprove o endereço (conta de água, luz, telefone, internet, encaminhamento médico, IPTU, contrato de locação). Quem não possui documento do endereço, será possível apresentar fotos, vídeos ou outras formas que ajudem na comprovação dos danos à residência e aos bens do imóvel.
AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO
O Auxílio Reconstrução, do governo federal, prevê o repasse de R$ 5,1 mil em parcela única. Têm direito ao recurso todas as famílias que moram em áreas atingidas por enchente em municípios que decretaram calamidade pública, como é o caso de Santa Maria. Somente terá direito ao Auxílio Reconstrução as famílias que tiveram de abandonar suas casas de forma temporário ou definitiva. Para este benefício, não é necessária a inscrição no Cadastro Único, mas é preciso fazer cadastro no GovBR.
Para registro, um responsável familiar deve comparecer no Posto Central com documento de identificação, CPF e com qualquer documento que comprove o endereço (conta de água, luz, telefone, internet, encaminhamento médico, IPTU, contrato de locação). Para quem não possui documento do endereço, será possível apresentar fotos, vídeos ou outras formas que ajudem na comprovação dos danos e de que a residências foram atingidas. Com o cadastro, a Prefeitura envia os dados do responsável pelo imóvel atingido para o sistema do governo federal para, então, o recurso poder ser liberado via agência bancária.
CADÚNICO
Nesta quinta e sexta-feira, enquanto o Posto Central for utilizada para cadastros do Volta Por Cima, não haverá expediente do CadÚnico – presencial ou via telefone. Já nos dias 27 e 28 de maio, em que o atendimento do programa estadual ocorre nos distritos, os atendimentos do Cadastro Único voltam a ocorrer normalmente no Posto Central.
DISTRITOS
SEGUNDA-FEIRA (27)
Distrito de Santa Flora
– Das 9h ao meio-dia
– Atendimento será no Restaurante da Vera Regina
Distrito de Passo do Verde
– Das 9h ao meio-dia
– Atendimento será no Salão do Verde
Distrito de Arroio Grande
– Das 14h às 16h
– Atendimento será no Salão da Igreja São Pedro
Distrito de Boca do Monte
– Das 14h às 16h
– Atendimento será na Subprefeitura
TERÇA-FEIRA (28)
Distrito de Palma
– Das 9h ao meio-dia
– Atendimento será no Centro Comunitário Santa Augusta
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033) e Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Eduardo Ramos (Mtb: 15.191)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria