Inicial > Notícias > Prefeitura inicia ações descentralizadas da 51ª...

Notícias

24/05/2024 25/05/2024 22h24m

Prefeitura inicia ações descentralizadas da 51ª Feira do Livro de Santa Maria em escolas da Rede Municipal


Atores fizeram momento de leitura para alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais nesta sexta-feira (24)

Ouvidos atentos, olhos curiosos e sorrisos, assim os alunos das escolas municipais receberam atores nesta sexta-feira (24) para a ação “Feira Fora da Feira”, que envolve as escolas e a comunidade artística e literária em um cronograma de atividades descentralizadas da 51ª Feira do Livro de Santa Maria. O tradicional evento literário, que é a segunda maior da América Latina, foi adiada para o mês de agosto, devido as fortes chuvas que atingiram o Estado. Assim, a programação foi atualizada, mas a atividade de mediadores de leitura ocorre desta sexta-feira a 7 de junho.

A ação começou na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Martinho Lutero, no Bairro Juscelino Kubitschek. O ator Gelton Quadros passou nas salas de aulas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais para ler histórias.

Os pequenos da Educação Infantil ouviram “Assim nasce um Bicho Papão”, de Merka. A história apresentada em quadrinhos conta a origem e o propósito do monstro, que é muito diferente da narrada pelos adultos. Já os alunos dos Anos Iniciais ouviram “Um porco vem morar aqui!”, de Cláudia Fries, que tem como base ensinamento de empatia e de não julgar uma pessoa sem antes a conhecer.

“É muito significativo termos esta ação dentro da escola. Mesmo que as crianças adorem passear e ir até a Feira do Livro, é bom quando um pedacinho da Feira vem para dentro da sala de aula. Nós fazemos um trabalho de incentivo à leitura, ainda mais com livros físicos, e ter um artista aqui, lendo histórias para eles, mostrando os livros, os desenhos, é estimulante e muito divertido”, destaca a coordenadora pedagógica da EMEF Martinho Lutero, Elenir Zuse.

Na parte da tarde, foi a vez das crianças da EMEF Miguel Beltrame, no Bairro São José, de receberam a visita de Gelton. E na EMEF Rejane Garcia Gervini, na Vila Severo, os alunos dos Anos Iniciais ouviram a história “Os direitos das crianças, segundo Ruth Rocha”, lida pelo ator e diretor de teatro Helquer Paez. Atentos, os estudantes ouviram a narrativa em forma de poesia e viram as ilustrações do livro.

“É muito importante para as crianças receberem esta atividade, com alguém de fora da escola, com o tradicional livro, de papel, ainda mais que eles estão tão acostumados com telas. Só de ser uma pessoa que não é da comunidade escolar e vir aqui, ler para eles, já é muito estimulante. E ser alguém da área das artes, que faz uma performance ao ler, deixa tudo mais interessante”, diz a coordenadora pedagógica da EMEF Rejane Garcia Gervini, Clarissa Souza.

A Feira Fora da Feira envolve as escolas e a comunidade artística e literária em um cronograma de atividades descentralizadas de incentivo à leitura em pelo menos 30 escolas públicas da cidade, sobretudo nas escolas rurais, de comunidades muito atingidas pelas enchentes, e escolas periféricas. Além disso, a 51ª Feira do Livro de Santa Maria também tem um cronograma de atividades no LabCriativo e no EduTech – espaços localizados no Mercado da Vila Belga – que promoverá a inovação e a leitura para os alunos de Ensino Médio a partir de vivências criativas, bate-papos, palestras e oficinas. As atividades ocorrem até 7 de junho. A programação completa está no documento em anexo.

NOVAS DATAS

O segundo momento da 51ª Feira do Livro de Santa Maria envolve os tradicionais estandes na Praça Saldanha Marinho, as conversas literárias do Livro Livre e as diversas atrações artísticas para o público santa-mariense. Estas atividades ocorrerão de 23 de agosto a 7 de setembro, e incluem nomes da literatura nacional como Zeca Baleiro, Nelson Motta e Daniel Munduruku. Esta programação segue em elaboração pela comissão organizadora da Feira do Livro, e deverá ser divulgada até o final de julho.

Esta edição da Feira do Livro tem como homenageada póstuma a professora, escritora e pesquisadora Aristilda Rechia. A patronesse desta edição é a professora titular de Linguística do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, Amanda Eloina Scherer. O professor homenageado é Enio Guerra, que por anos lecionou no Curso de Música da UFSM e atuou como regente titular e diretor da Orquestra Sinfônica da UFSM. Saiba mais sobre os homenageados aqui.

A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa. O incentivo cultural é da Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos, com apoio da Gráfica e Editora Pallotti. O patrocínio é da Corsan, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033) e Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Eduardo Ramos (Mtb: 15.191)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial