Inicial > Notícias > Primeiro dia de Santa Summit debate...

Notícias

20/06/2024 21/06/2024 09h54m

Primeiro dia de Santa Summit debate a reconstrução em diferentes segmentos a partir da inovação


Com o eixo principal chamado de “Fórum da Reconstrução”, segunda edição do evento reúne os agentes da quádrupla hélice, formada pelas universidades, entidades empresariais, governos e sociedade civil, até esta sexta-feira (21)

O Santa Summit teve início na manhã desta quinta-feira (20), no Mercado da Vila Belga, localizado no Distrito Criativo Centro-Gare. Esta, que é a segunda edição do evento, tem como eixo principal o “Fórum da Reconstrução” a partir da promoção de ideias sustentáveis para que Santa Maria e região consigam superar os danos causados pela enxurrada do mês de maio, bem como se prevenir de situações climáticas semelhantes. São mais de 130 palestrantes e aproximadamente 100 horas de conteúdos da iniciativa que continua nesta sexta-feira (21), das 8h30min às 22h, no mesmo local. Os ingressos ainda estão disponíveis através do site. O Santa Summit é uma realização da Prefeitura de Santa Maria e da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) e correalização do SebraeX, marca de inovação do Sebrae RS, e do Inova Centro.

Durante a cerimônia de abertura o vice-prefeito Rodrigo Decimo abordou o papel ao qual o Summit se apresenta ao oportunizar o fortalecimento dos municípios da Região Central através da troca de conhecimentos entre diferentes esferas da sociedade:

“A palavra principal das últimas semanas tem sido “reconstrução”, mas é preciso reconstruir de forma inovadora e com criatividade. Os mesmos problemas não podem voltar a acontecer ou devem ser minimizados. As 10 salas de conteúdo que temos no Summit, com discussões direcionadas, torna esse evento rico em possibilidades de contribuir e superar esta crise. Universidades, entidades empresariais, governos e sociedade civil estarão aqui irmanadas em prol desse objetivo”.

Também presente no ato, o prefeito Jorge Pozzobom destacou o papel preventivo que a Prefeitura tem executado ao longo dos últimos sete anos com o investimento de R$ 82,8 milhões em sistemas de drenagem pluvial. Esse serviço contribuiu para que os pontos de alagamento no Município caíssem de 268 para 40, impedindo que os estragos da enxurrada do mês de maio fossem ainda maiores.

“O Estado continua com problemas em função das chuvas mais recentes. Região Metropolitana de Porto Alegre e outras cidades estão sofrendo com novas enchentes, novos alagamentos. Mas o que foi feito para evitar? No futuro teremos temporal, vendaval, e precisamos estar preparados”, salientou Pozzobom.

DEFESA CIVIL

Sob a temática da Defesa Civil, o superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp), Sandro Nunes, e o responsável pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva Central, coronel Cleberson Bastianello, participaram de uma conversa que contemplou o papel da inovação e tecnologia nos serviços de segurança pública.

Conforme o superintendente, Santa Maria é privilegiada em ter um local que reúna os órgãos de segurança pública. Ele contou que o Município se inspirou nas cidades que já contavam com o cercamento eletrônico, aplicou a ideia e a aprimorou.

“O que nós fizemos foi trazer esse recurso para a nossa realidade e fomos bem-sucedidos, tanto que outros municípios estão vindo aqui aprender conosco. A atuação do Ciosp fez com que o tempo de resposta para as ocorrências tenha sido reduzido e a qualidade deste atendimento tenha melhorado”, disse Nunes.

Segundo o coronel Bastianello, a melhora do desempenho da Brigada Militar se deve a análise dos dados, que balizam as tomadas de decisões, sejam para a prática de rondas, seja para definir qual armamento será empregado em cada situação.

INOVAÇÃO

Para esta edição do Santa Summit são esperadas 2 mil pessoas distribuídas nos dois dias de evento. O público terá acesso a diferentes expositores que vão desde startups e empresas juniores a instituições de ensino. Na manhã desta quinta-feira, quem passou pelo Mercado da Vila Belga e também pelo V Belga Food Hall, interagiu com diferentes iniciativas ligadas à inovação e pôde assistir às palestras. Elas tiveram como foco debater sobre questões relacionadas à saúde, à indústria, ao agrotech e ao comércio e serviços, tendo a reconstrução como norteadora.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Marcelo Oliveira (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial