Notícias
11/11/2024 12/11/2024 17h25m
Promovido pela Prefeitura, Conecta Iconografia une arte, memória e empreendedorismo cultural no Labcriativo
Evento apresentou para mais de 150 pessoas produtos concebidos a partir do projeto Iconografia Local de Santa Maria
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura e em parceria com o Sebrae, realizou na noite desta segunda-feira (11) o evento "Conecta Iconografia", no Labcriativo, empreendimento localizado no Mercado da Vila Belga. A iniciativa marca um importante passo no reconhecimento e valorização da cultura e identidade local do Município. Trata-se de um projeto que é fruto do “Iconografia Local Santa Maria", uma proposta que, entre outras ações, capacitou empreendedores criativos para transformar a iconografia da cidade em produtos inovadores, autênticos e exclusivos.
“É o começo de um novo ciclo, de uma nova realidade para nós, e isso nos alegra muito. A questão da iconografia, dos símbolos, das identidades, é muito importante porque nos põe a refletir em uma dimensão de pertencimento. Cada um dos empreendedores criativos trouxe, com excelência, a essência da nossa cidade. Este é o começo de uma caminhada que será de muito sucesso para todos nós e, principalmente, para Santa Maria” afirmou o vice-prefeito de Santa Maria e um dos idealizadores do Distrito Criativo Centro-Gare, Rodrigo Decimo.
O evento contou com a presença de mais de 150 pessoas, dentre empreendedores, artesãos, designers, investidores e público em geral, que puderam conferir de perto a cultura local transformada em economia criativa.
“É mais um passo de um caminho que começamos no ano passado, quando propusemos esta pesquisa, com um olhar diferente e inspirado na cidade. Santa Maria está pronta para mostrar ao mundo como a cultura pode ser um motor de inovação, e o Conecta Iconografia é a prova viva desse potencial transformador”, considerou a secretária de Cultura, Rose Carneiro.
A iniciativa, além de valorizar os talentos locais, inspirou os empreendedores a se conectarem com suas raízes e a utilizarem a iconografia como um diferencial competitivo no mercado. Isso possibilitou traduzir a criatividade e o trabalho artesanal em formas de expressão cultural e desenvolvimento econômico.
“No projeto Iconografia Santa Maria fizemos questão de deixar bem detalhado e registrado uma visão da cidade para termos um legado muito interessante e que fosse fortalecido. Sempre uso a premissa de ‘ser um estrangeiro em si mesmo’, para ressignificar o olhar ao nosso redor. Quando saboreamos algo, quando tocamos algo, quando percebemos este afeto que está em todas as coisas é que entendemos que isso faz parte desse pertencimento de onde a gente vive”, afirmou o designer Walter Rodrigues.
Foram 30 empreendimentos que participaram da trilha de aprendizado em dois workshops com Walter, idealizando e construindo produtos inspirados na identidade santa-mariense. Destes, 10 foram selecionados e nove apresentaram suas criações, que partem de elementos inspirados nas paisagens, na religiosidade e no patrimônio local. São eles: É o Bicho (brinquedos e jogos didáticos); By Marise Handmade (acessórios), Delícias da Tia Lilia (confeitaria); Porão Criativo (marketplace); Carol Staggemeier (vestuário); Guds & Cook Decoração Criativa (decoração); Aphelia Joias (design de joias); VZ Dona Zinha (acessórios) e Graça Lisboa (designer de joias). Mais informações sobre as criações podem ser conferidas aqui.
“Santa Maria é uma cidade privilegiada por ter um estudo dedicado aos ícones, que é um estudo que ocorre, comumente, em regiões. Celebramos hoje aqui a conclusão de uma etapa importante para a economia criativa de Santa Maria. Nós acreditamos na economia criativa como um motor para o desenvolvimento econômico”, afirmou o gerente regional do Sebrae-RS, Maico Fabiano Fernandes
Também esteve presente no evento a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana. Representando o Poder Legislativo, compareceu o vereador Francis Ribeiro Teixeira.
ICONOGRAFIA DE SANTA MARIA
A Iconografia Local é o estudo de uma região, nas dimensões de cultura, economia, história, arquitetura, cotidiano, mapeando um espaço por meio de imagens que possam ser transformadas em inspirações para desenvolvimento de produtos na área da Economia Criativa, abrangendo moda autoral, design, artesanato e arte. Em Santa Maria, este estudo iniciou em outubro de 2023 e resultou em um livro lançado em abril deste ano e que pode ser acessado aqui.
O trabalho foi realizado por uma equipe especializada de Caxias do Sul, liderada por Walter Rodrigues, consultor na área de design de produto e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). Ao longo do projeto, os empreendedores foram treinados para desenvolver criações que refletem as riquezas culturais, históricas e patrimoniais de Santa Maria, levadas a público neste evento.
Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria