Notícias
12/11/2024 12/11/2024 17h25m
Prefeitura promove simulação de incêndio na EMEF Júlio do Canto a partir do Programa Santa Maria Resiliente
Nesta quinta-feira (14), ocorre o Dia “E” do Protocolo Escolas Resilientes
Mais uma etapa do Programa Santa Maria Resiliente foi realizada nesta terça-feira (12) com o treinamento de alunos, professores e funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Júlio do Canto, no Bairro Camobi. A iniciativa integra o programa a partir do Protocolo Escolas Resilientes, que tem foco em ensinar a comunidade escolar a evacuar do prédio da escola em caso de uma emergência, como um incêndio.
Durante toda esta terça-feira, o CEO da Hopeful Brasil, Abner de Freitas, fez treinamento turma a turma, repassando ensinamentos importantes para a saída segura da área escolar em caso de uma situação de risco. A Hopeful é a empresa que auxilia a Prefeitura na elaboração e atualização do Plano de Contingência do Município.
Cada turma fez uma saída da sala de aula até um ponto de encontro seguro. Os funcionários da escola também receberam as orientações. Ao final de cada turno, manhã e tarde, toda a escola participou de um simulado de evacuação para garantir que a retirada de todas as pessoas ocorra de maneira ordeira e segura. No turno da manhã, os alunos e funcionários deixaram o prédio em 2 minutos e 15 segundos. E no turno da tarde a simulação foi concluída em 2 minutos e 48 segundos, tempos considerados bons por Abner.
“A ideia do simulado é deixar o cenário o mais real possível. A fita de contenção que os funcionários da escola utilizam para interditar a rua, ponto de encontro seguro de todos, precisa estar no lugar onde normalmente é guardada. As crianças precisam estar em atividades do dia a dia. Tudo isso porque em caso de emergência, as pessoas não vão estar esperando. Os incidentes acontecem e a comunidade escolar precisa estar preparada para lidar com a situação”, esclarece Abner.
Nesta quarta-feira (13) ocorre a simulação na quinta e última escola neste ano. O treinamento será com estudantes e funcionários da EMEF Miguel Beltrame. Já passaram pela simulação as EMEFs Aracy Barreto Sacchis; Lourenço Dalla Corte; e Rejane Garcia Gervini.
E o cronograma do Protocolo Escolas Resilientes prevê para esta quinta-feira (14) o Dia “E”, em que, no mesmo horário, as cinco escolas que receberam o treinamento vão simular uma evacuação por incêndio. Esta iniciativa é para treinar a Secretaria Municipal de Educação (Smed) sobre como agir em caso de incidentes das escolas.
Programa Santa Maria Resiliente
O programa é um compromisso para desenvolver e fortalecer a capacidade da comunidade local em evitar, suportar e se recuperar eficazmente com a exposição aos desastres, sejam eles de origem natural ou provocados pelo homem. Visa criar uma abordagem holística para fortalecer a Resiliência Comunitária em todos os níveis.
O Programa Santa Maria Resiliente foi desenvolvido pela empresa Hopeful que está instalada no Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), conhecido como Tecnopuc, em Porto Alegre.
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Eduardo Ramos (Mtb: 15.191)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria