Notícias
18/11/2024 19/11/2024 16h57m
Em cursos ofertados pela Prefeitura, artesãos concluem a 1ª Trilha de Capacitações em Design e Artesanato
Iniciativa ocorreu ao longo de quatro meses e contou com parceria do Sebrae
O Centro Comunitário Tancredo Neves recebeu, na tarde desta segunda-feira (18), a exposição de produtos artesanais desenvolvidos por 18 artesãos ao longo da 1ª Trilha de Capacitações em Design e Artesanato, como ato de encerramento da iniciativa. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Sebrae/RS, a ação faz parte do Projeto de Economia Criativa de Santa Maria. Além da exposição, uma solenidade marcou a formatura dos artesãos da Região Oeste, que participaram da trilha de capacitações, com entrega dos certificados.
“O nosso foco com esta trilha de capacitações é o resultado que estes cursos podem trazer aos participantes. Ao longo de quatro meses, periodicamente, os alunos se encontraram com a designer e professora Fernanda Sklovsky para pensarem o artesanato para além do tradicional. A partir do Livro de Iconografia Local de Santa Maria eles aprenderam a usar ideias de identidade visual com cores e imagens que remetem a Santa Maria. É gratificante ver a alegria deles com a conclusão da Trilha e também ver os trabalhos aqui expostos”, destaca a secretária de Cultura, Rose Carneiro.
Na exposição e formatura, os profissionais estavam acompanhados de familiares e amigos. Todos puderem degustar um coquetel e celebrar a conclusão da Trilha de Capacitações. A professora da iniciativa, Fernanda Sklovsky, e a analista do Sebrae/RS Shana Steffen também participaram do ato.
A INICIATIVA
A série de nove encontros, com mais de 50h de capacitações gratuitas, começou em 31 de julho. Ao todo, foram 24 profissionais inscritos em, pelo menos, uma capacitação, sendo que 18 deles concluíram a trilha e participaram de, ao menos, três das nove capacitações. Entre os produtos elaborados estão luminárias com pontos turísticos de Santa Maria, produtos de crochê, biscuit, macramé, artesanato em madeira e outros. Os itens, além de expostos, estavam disponíveis para venda no local.
Com o objetivo de proporcionar aos participantes o desenvolvimento de habilidades técnicas e criativas, a Trilha de Capacitações visou o aprimoramento da prática artesanal e a incorporação de conceitos de design. Assim, buscou-se desenvolver habilidades técnicas, inovar no design de produtos, valorizar a cultura local e estimular a criatividade. As capacitações se basearam nas técnicas que cada participante já dominava preparando-os para o desenvolvimento de novos produtos aptos para venda, passando pelas etapas de pesquisa, criação, aperfeiçoamento de produtos e fotografia.
A trilha de capacitações contou com um formato diversificado entre workshops, palestras e consultorias individuais. A programação foi voltada para o desenvolvimento de produtos artesanais identitários e as estratégias de comercialização, abordando tópicos essenciais como produção, precificação, vendas e marketing.
O Livro de Iconografia Local de Santa Maria serviu como referência para as criações de produtos ao explorar os elementos culturais, históricos, arquitetônicos e cotidianos da região, oferecendo uma rica fonte de inspiração para empreendedores de diversas áreas e setores econômicos. A obra está disponível publicamente e pode ser acessada online.
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Marcelo Oliveira (MTb: 21.632)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria