Notícias
19/11/2024 20/11/2024 17h18m
Centro Municipal de Inovação e Empreendedorismo Criativo EduTech, da Prefeitura, celebra um ano de fundação
Promovendo um ambiente pedagógico com cultura empreendedora, inovativa e tecnológica, espaço é considerado um marco na Rede Municipal de Ensino
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Educação, celebra nesta quinta-feira (21) o aniversário de um ano do Centro Municipal de Inovação e Empreendedorismo Criativo EduTech – empreendimento localizado no Mercado da Vila Belga, Rua Manoel Ribas, 2.038. O espaço educacional é considerado um marco na Rede Municipal de Ensino (RME), e completa o primeiro ano promovendo um ambiente pedagógico aliado ao contexto do empreendedorismo, criatividade, inovação e tecnologia.
O evento começará às 18h e será restrito a professores e diretores convidados, parceiros e colaboradores. Na programação, ocorrerá uma nova edição da exposição “Criatividade em Foco: Celebrando Cada Olhar”, que conta com fotografias de alunos da Educação Especial, resultado da oficina ministrada pelo fotógrafo Marcelo Oliveira, da Secretaria de Comunicação.
“Nesta celebração faremos um mergulho emocionante no universo do EduTech por meio de vídeos do nosso Núcleo Audiovisual. Vamos reviver a nossa jornada, desde a concepção do espaço até a consolidação na rede pública municipal de Santa Maria. Será um momento muito especial para celebrarmos as memórias de quem idealizou este projeto e homenagearmos aqueles que o tornam realidade a cada dia”, pontua a coordenadora geral do EduTech, professora Maria Cristina Rigão.
O EduTech é um espaço multifuncional onde ocorrem diversos eventos e formações para professores e estudantes da Rede Municipal de Ensino. Ao longo do primeiro ano de atividades, o espaço recebeu uma série de eventos e iniciativas que abrangeram diversas áreas do conhecimento, sempre com foco no empreendedorismo, na inovação e na criatividade.
“O EduTech se destaca por ser um espaço multifuncional que acolhe diversas atividades, não se limitando à Educação. Devido à sua localização privilegiada, o espaço está sempre aberto para receber formações de outras secretarias e parceiros, contribuindo para o desenvolvimento de diversas áreas", afirma a professora.
Um dos grandes destaques foi a realização de duas edições do Santa Summit, um evento que reuniu diferentes secretarias e proporcionou um espaço de troca de experiências e conhecimento. Além disso, o EduTech foi responsável pela abertura do ano letivo, oferecendo aos professores da rede municipal uma série de atividades de atualização e capacitação nas diversas paradas formativas da Rede Municipal de Ensino (RME).
“Durante o ano foram ofertadas formações em todas as áreas dos anos finais, tanto nas áreas específicas como matemática, ciências, artes, como anos iniciais, educação infantil, educação especial, educação do campo e EJA. Temos alguns parceiros que são essenciais neste processo, como o Sebrae, Porão Criativo e Fundação Eny e outros”, conclui a coordenadora.
EDUTECH
O EduTech compreende três andares do Mercado da Vila Belga. O térreo, com acesso pela Rua Manoel Ribas, é compartilhado com o LabCriativo, coordenado pela Secretaria de Cultura, e conta com seis salas de aula mobiliadas e dois estúdios (um para captação de vídeo e outro para a captação e transmissão de áudio/podcast). O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM) ocupa todo o segundo andar do prédio, onde são oferecidos cursos de formação tecnológica. No terceiro andar há um auditório para 80 pessoas e um terraço com uma vista da Gare e dos morros do entorno de Santa Maria. O complexo também conta com espaço coworking, cozinha, sala de reuniões, laboratórios, depósito, banheiros e acesso à Gare pelo subsolo
PRÉDIO HISTÓRICO
O prédio do Mercado da Vila Belga é um imóvel alugado pela Prefeitura. Possui quatro pavimentos, mais de 20 salas e área total de 2.700 m². A edificação foi construída entre o final do século 19 e início do século 20, e durante muitos anos funcionou como Armazém Central da Cooperativa de Consumo dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul (CCEVFRGS), onde eram comercializadas mercadorias para os ferroviários.
Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Eduardo Ramos (Mtb: 15.191) e Marcelo Oliveira (Mtb: 21.632)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria