Notícias
17/10/2011 17/10/2011 09h40m
Vila Belga com data para ser colorida. Nesta segunda-feira acontece a pintura das duas primeiras residências
A palavra é renascimento. Nesta segunda-feira (17), as cores vão inundar a Vila Belga e transformar a paisagem que por muitos anos esteve cinza. Com solenidade marcada para as 18h, moradores do conjunto habitacional localizado no final da Avenida Rio Branco e toda a comunidade santa-mariense acompanharão o início do projeto Tudo de Cor para Santa Maria, uma parceria entre Prefeitura e empresas Falk Tintas, Tintas Coral e Atlas Pincéis e Ferramentas. Na ocasião, haverá a pintura das duas primeiras residências, as casas número 32 e 42, localizadas na Rua Doutor Wauthier.
Ao todo, 84 casas históricas da Vila Belga receberão o benefício, além de prédios no entorno, como a Gare. Projetada pelo engenheiro belga Gustave Vouthier, a vila foi construída no período de 1901 e 1903 para servir de moradia aos funcionários da companhia belga "Compagnie Auxiliare des Chamins de Fer au Brésil", que vieram para construir a ferrovia. A Vila Belga é considerada patrimônio histórico e cultural do município (lei municipal nº2983/88, de 6 de janeiro de 1988). No Rio Grande do Sul, apenas três cidades foram contempladas com a novidade: Porto Alegre, Santo Antonio da Patrulha e Santa Maria.
“Tudo de cor para você”
Iniciado em agosto de 2009, “Tudo de cor para você” é o principal projeto socioambiental da empresa AkzoNobel. A iniciativa, entretanto, não se restringe a levar cores para praças do Brasil inteiro. O combate à degradação de áreas promove alegria, descontração e, o mais importante, leva cidadania a todos os membros das comunidades. O projeto une moradores, voluntários e mais de mil funcionários em uma grande onda de pintura e conservação das áreas escolhidas, criando um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima e na qualidade de vida da comunidade. Desta forma, a Coral desperta o senso de cuidados nas localidades por onde passa, capacita pintores e dá o exemplo para outras vizinhanças também cuidarem de seus espaços.
Texto: Maria Luiza Guerra
Foto: João Vilnei