Secretaria de Município da Educação

Conexão de Saberes

A CONEXÃO DE SABERES é uma política pública municipal personalizada que tem por objetivo trazer o estudante para a condição de protagonista do processo de aprendizagem. Esta política prioriza um ensino individualizado, que atenda às especificidades e à diversidade dos conhecimentos trilhados pelo estudante, a partir do desenvolvimento de competências inovadoras, empreendedoras, cooperativas, criativas e solidárias, potencializando assim, uma aprendizagem significativa.

A política pública municipal CONEXÃO DE SABERES, iniciada em março de 2019, contempla as 77 escolas municipais, compreendendo um universo de aproximadamente 20.000 estudantes e cerca de 1.800 profissionais.

São premissas dessa política pública:
- O compromisso com a Educação Integral, no que diz respeito à Formação e ao Desenvolvimento Humano Global;
- O compromisso em fomentar o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem,
- O desenvolvimento de metodologias ativas e inovadoras;
- A efetivação de práticas pedagógicas que considerem os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, contempladas nas Competências Gerais da BNCC.

A CONEXÃO DE SABERES constitui-se de duas grandes iniciativas: uma preventiva e outrareparadora.
Como iniciativa preventiva, temos a "Conexão de Saberes na Escola INOVA@SM.COM" que visa prevenir e reduzir os índices do insucesso escolar (a distorção idade/ano, a repetência e a evasão escolar), bem como promover a reflexão docente quanto a prática, a intencionalidade dessa prática e a construção de caminhos que viabilizem o desenvolvimento de aprendizagens que conduzam o estudante a trilhar o caminho do sucesso escolar.

Como iniciativa reparadora, a "Conexão de Saberes na Escola EJA Diurna" busca integrar conhecimentos da educação básica com a formação profissional inicial, por meio de metodologias adequadas aos tempos e espaços que permeiam essa modalidade de ensino, com a finalidade de oportunizar a inserção dos adolescestes e jovens no processo de escolarização adequado a sua faixa etária, bem como a inserção no mundo do trabalho, a correção da distorção idade/ano e o combate à evasão e à repetência escolar.

Para dar suporte a estas duas grandes iniciativas, constitui-se o CENTRO EDUCACIONAL “CONEXÃO DE SABERES”, um Polo Educativo criado para contribuir com o desenvolvimento integral dos estudantes da RME, considerando todas as suas dimensões: intelectual, emocional, cultural, física e social. O Centro Educacional traz em sua concepção o conceito de Espaço Maker, ou seja, um espaço idealizado à propagação de práticas inovadoras, empreendedoras e sustentáveis. O Centro tem como sede os espaços do Tecnoparque, situado no Distrito Industrial de Santa Maria-RS.

Para realizar a Política Pública Municipal Conexão de Saberes, contamos com várias parcerias intersetoriais, de órgãos internos e de outras instituições, para quem devemos nosso agradecimento e reconhecimento.

CONFIRA ABAIXO

Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=KaG8nsUe-vg&t=25s

"Prefeitura de Santa Maria lança a 1ª Parada de Formação e a política pública 'Conexão de Saberes'" 

"Conexão de Saberes recebe alunos da EJA diurna para palestra sobre inovação e criatividade" 

"Política pública começa suas atividades no Centro Educacional Conexão de Saberes" 

"Conexão de Saberes encerra primeiro semestre com resultados efetivos e concretos aos estudantes" 

Fotos