Comunicado oficial: suspensão provisória da atleta vencedora da 3ª Maratona de Santa Maria
21/11/2025 | atualizado às 18h07m
A Prefeitura de Santa Maria informa que acompanha os resultados dos exames antidoping referentes à 3ª Maratona Internacional de Santa Maria, realizada em outubro deste ano. A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) divulgou, na última quarta-feira (19), a inclusão da atleta Marisa Rocha Oliveira, vencedora da prova de 42 km, na lista de suspensão provisória e com efeito imediato.
A amostra foi coletada em 19 de outubro de 2025, durante a 3ª Maratona de Santa Maria, e retornou com um resultado analítico adverso para Oxandrolona. A atleta pode solicitar a análise de uma nova amostra. Se a análise da segunda amostra vier a confirmar a primeira ou não houver nova coleta, o caso será levado adiante como uma violação à regra antidopagem.
Atletas em cumprimento de suspensão provisória ou definitiva não podem participar, de qualquer forma, em competição ou atividade autorizada ou organizada por signatários ou seus filiados, liga profissional ou organização de evento em nível internacional ou nacional ou eventos esportivos financiados por órgãos públicos.
A Secretaria de Esporte e Lazer de Santa Maria, responsável técnica pela execução da 3ª Maratona Internacional de Santa Maria, ressalta a importância do controle antidopagem para o fortalecimento do evento como exemplo de profissionalismo e respeito pelo esporte.
Clique aqui para mais informações.
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria