Notícias

13/05/2022 13/05/2022 17h03m

EJA Profissionalizante, uma parceria da Prefeitura com o IFFar, já conta com 200 alunos inscritos


Alex Caceres (Prefeitura)

Aulas ocorrem em sete escolas municipais e ainda é possível se inscrever 

Começaram as atividades do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante. Esta semana foi dedicada às aulas inaugurais em cada uma das escolas contempladas pela iniciativa, que é executada pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Educação, com a parceria do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). 

Ao todo, são 200 estudantes já matriculados. Ainda há cerca de 100 vagas disponíveis. É possível se inscrever pelo site da Prefeitura ou direto nas escolas Diácono João Luiz Pozzobon, Adelmo Simas Genro, Irmão Quintino, Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Luizinho de Grandi, João da Maia Braga, Pinheiro Machado e Duque da Caxias. As aulas são gratuitas e ocorrem sempre no turno da noite. 

O diferencial da modalidade é que, além da conclusão do ensino fundamental, as aulas possibilitam qualificação profissional. Paralelamente, há formação profissional nas áreas de horticultura urbana, assistente de administração, padeiro e operador de computador. As disciplinas profissionalizantes são ministradas por professores do IFFar e as demais por professores da Rede Municipal de Ensino. 

O vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, acompanhou a aula inaugural desta quinta-feira (12), no CAIC Luizinho de Grandi, no Bairro Lorenzi. Na ocasião, assim como ocorreu nas demais escolas, houve uma cerimônia com fala das autoridades presentes, tanto da Prefeitura quanto do Instituto Farroupilha, e uma janta para os estudantes. O IFFar entregou um kit com mochila, camiseta e agenda para os estudantes. 

“É uma oportunidade única de qualificação profissional. Realmente, é uma inovação na área do ensino. São jovens e adultos que irão qualificar a mão da obra para ingressar no mercado de trabalho. É assim, unindo forças e buscando parcerias, que vamos buscar os melhores caminhos para a população de Santa Maria”, afirmou Decimo. 

O EJA Profissionalizante tem duração de dois anos. A previsão da formatura das turmas que iniciaram as aulas em 2022 é para dezembro de 2023. 

No CAIC Luizinho de Grandi, além da solenidade da aula inaugural, teve uma palestra de Ronaldo Pinheiro, ex-aluno do EJA e que, atualmente, é formado em Gestão Pública e Administração. 

Os campus do IFFar envolvido no projeto são o de São Vicente do Sul e de Júlio de Castilhos. 
“Vocês tem todas as oportunidades que o Instituo Farroupilha oportuniza. Já estamos planejando levar vocês lá. Não desistam, resistam e sonhem sempre”, disse, aos alunos do CAIC, a coordenadora do projeto do EJA Profissionalizante no IFFar, a professora Cléia Tonin. 

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, também acompanhou a agenda de aulas inaugurais nas escolas. Ela ressaltou a importância de os novos matriculados permanecerem no curso até o final e não desistirem das aulas, apesar das dificuldades do cotidiano. 

“Como falamos no linguajar gauchesco, o cavalo está passando encilhado. Eu nunca vi acontecer uma ação como essa. É uma grande oportunidade. Não importa a idade e o que vocês deixaram para trás. Vocês vão subir nesse cavalo e pegar as rédeas dele. Vai depender da vontade que cada um tem de fazer a diferença na sua vida”, explicou a secretária aos estudantes. 

Veja, abaixo, quais são os cursos profissionalizantes de cada escola. 

EMEF Diácono João Luiz Pozzobon (Bairro Diácono João Luiz Pozzobon)
– Horticultura Urbana 

EMEF Adelmo Simas Genro (Bairro Nova Santa Marta)
– Assistente Administrativo 

EMEF Irmão Quintino (Bairro Juscelino Kubitschek)
– Padeiro 
– Operador de Computador 

CAIC Luizinho de Grandi (Bairro Lorenzi)
– Assistente Administrativo 

EMEF João da Maia Braga (Passo das Tropas)
– Padeiro 

EMEF Pinheiro Machado (Bairro Pinheiro Machado)
– Operador de Computador 

EMEF Duque de Caxias (Bairro Duque de Caxias)
– Assistente Administrativo

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura) e João Alves (Mtb: 17.922) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial