Notícias

27/01/2023 27/01/2023 12h49m

Ato ecumênico na Praça Saldanha Marinho abre homenagens às vítimas da Kiss nesta sexta-feira (27)


Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Atividades ocorrem com apoio da Prefeitura. Tenda do Acolhe Santa Maria foi montada no local para prestar apoio psicossocial ao longo do dia

Um ato ecumênico na Praça Saldanha Marinho abriu as homenagens às vítimas da Boate Kiss na manhã desta sexta-feira (27). A programação, que iniciou na quarta-feira (25) e segue até este sábado (28), foi elaborada pela Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e tem apoio da Prefeitura de Santa Maria com mobilidade urbana, segurança e outros serviços. O prefeito Jorge Pozzobom e o vice Rodrigo Decimo acompanharam o ato religioso nesta manhã e conversaram com familiares e sobreviventes do incêndio. 

O cronograma desta sexta ocorre todo na Praça Saldanha Marinho e as atividades serão retomadas às 13h45min, com a soltura de balões brancos (confira toda a programação abaixo). Além das atividades organizadas pela AVTSM, em conjunto com o Coletivo Kiss: Que Não Se Repita e o Eixo Kiss do Coletivo de Psicanálise de Santa Maria, o Executivo Municipal disponibiliza uma tenda do Acolhe Santa Maria na praça. 

O Acolhe consiste no atendimento e apoio psicossocial à população santa-mariense, com foco principalmente a familiares de vítimas e sobreviventes da Boate Kiss. A tenda foi montada ao lado da cobertura do palco na Praça Saldanha Marinho e nesta sexta-feira terá atendimento até as 22h30min. 

A programação de dez anos da tragédia, completos nesta sexta-feira, encerra-se no sábado (28), com missa em homenagem aos 242 jovens, na Basílica Nossa Senhora Medianeira, às 20h. A AVTSM convida toda a comunidade a participar das atividades em homenagem aos 242 jovens que foram vítimas da trágica noite de 27 de janeiro de 2013. As ações realizadas têm como intuito preservar a memória daqueles que partiram e construir um futuro seguro para os que aqui ficaram.

PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (27)
(todas as atividades do dia ocorrem na Praça Saldanha Marinho)

– 13h45min – Soltura dos Balões

– 14h – Mães y Madres: Kiss e Cromañón com Nilda Gomez (Familias Por La Vida – Argentina) e Mães da AVTSM

– 15h30min – O Caso Kiss: até quando a justiça vai servir à impunidade? com Tâmara Soares (advogada que representa a AVTSM no litígio internacional), Paulo Carvalho (pai do Rafael
e diretor jurídico da AVTSM) e Pedro Barcellos Júnior (advogado que representa a AVTSM no
processo penal)

– 17h – Por que prevenção vale a pena? com Antonio Berto (Pesquisador chefe do Laboratório de Segurança ao fogo e a Explosões no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT) e Rogério Lin (Superintendente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e integrante da Associação Brasileira de Proteção Passiva Contra Incêndio – ABPP)

– 19h – 10 anos do ‘‘Kiss: que não se repita” — Apresentação da Campanha ‘Tempo Perdido’

– 20h30min – Por que contar essa história 10 anos depois? com Daniela Arbex (jornalista e
autora do livro Todo Dia A Mesma Noite: A História Não Contada da Boate Kiss) e Marcelo
Canellas (jornalista e diretor da série Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria)

– 22h – Encerramento com Juliana Pires, Matheus Lopes e Beto Pires

Sábado (28)
– 20h – Missa em homenagem aos 242 jovens, na Basílica Nossa Senhora Medianeira.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) e Marcelo Oliveira / PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial