Notícias

27/01/2023 30/01/2023 13h48m

Prefeitura e AVTSM assinam termo de compromisso para a construção de memorial onde funcionava a Kiss


Foto: Marcelo Oliveira (PMSM)

No local, 242 pilares de madeira vão representar as vítimas da tragédia de 27 de janeiro de 2013

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, e o vice Rodrigo Decimo assinaram, na noite desta sexta-feira (27), um termo de compromisso junto à Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) para a construção de um memorial às vítimas da Kiss. A assinatura foi realizada na Praça Saldanha Marinho durante a programação que marca os 10 anos da tragédia na casa noturna.

Conforme o prefeito Jorge Pozzobom, a construção do memorial deve começar ainda este ano e ser realizada a partir de recursos do Fundo dos Bens Lesados do Ministério Público, via governo estadual ou através de recursos próprios do Município. O valor do projeto deve custar cerca de R$ 4 milhões.

"Estamos felizes em fazer o que não foi feito antes. O memorial terá um significado não somente para Santa Maria, mas para o mundo inteiro. Isto será mais um suporte a toda a história destas famílias. Vamos transformar a dor em amor, e a tristeza em alegria", afirmou o prefeito.

Um dos objetivos do acordo firmado nesta sexta-feira é fortalecer a relação de protagonismo da AVTSM, nesta e nas demais ações ligadas à tragédia. Esta também é uma forma de dar um passo à frente no projeto definido ainda em 2018, bem como dar significado ao local onde funcionava a boate.

O presidente da AVTSM, Gabriel Rovadoschi Barros, reforçou que a assinatura traz o compromisso e a transparência de que o memorial de fato será feito:

"O que antes eram apenas palavras, agora é uma responsabilidade. As famílias e os sobreviventes merecem ter este espaço de memória. E ele será à justiça ou à impunidade".

COMO SERÁ O MEMORIAL

O projeto arquitetônico, que foi escolhido por meio de um concurso do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS), prevê um jardim naturalista circular de flores e um auditório. À sua volta, 242 pilares de madeira, cada um representando uma vítima da tragédia. 

À época em que o projeto foi aprovado, o vice-prefeito Rodrigo Decimo era o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM), e participou ativamente na escolha do vencedor do concurso. 

"Foi um dia inteiro para definir como o local deveria ficar, porque não são apenas paredes, são sentimentos que este memorial vai significar para todos nós. Vamos tentar fazer o mais rápido possível que esse sonho se torne realidade", disse Rodrigo Decimo.

BALÕES EM HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS

Mais cedo, na tarde desta sexta-feira, 242 balões foram soltos ao céu de Santa Maria como uma forma de homenagear os jovens que perderam suas vidas há 10 anos. Os balões brancos foram liberados por familiares, amigos e pela população que estava presente na praça.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Marcelo Oliveira (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial