Notícias

02/02/2023

Com apoio da Prefeitura de Santa Maria, Hospital Casa de Saúde recebe novo tomógrafo computadorizado


Com o equipamento, instituição poderá realizar cerca de 600 exames por mês para atender pacientes SUS de Santa Maria e região

O Hospital Casa de Saúde recebeu na manhã desta quinta-feira (2) um novo tomógrafo computadorizado. O aparelho foi adquirido por meio de um convênio assinado em novembro do ano passado entre o hospital e a Secretaria Estadual de Saúde no valor de R$ 1,3 milhão, recurso que faz parte do programa Avançar na Saúde. 

“Trata-se de uma conquista muito importante para Santa Maria. Agradecemos o auxílio do governador Eduardo Leite que nos auxiliou durante o processo para recebermos o recurso do Avançar pelo Estado. Este convênio é um compromisso, congregando a Casa de Saúde, o Município e o Estado”, destaca o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom.

Para iniciar o funcionamento, o equipamento deverá ser instalado e programado, além de a equipe receber treinamento, o que deverá ocorrer nas próximas semanas. 

“Estamos contentes por ter a oportunidade de adquirir um tomógrafo com essa tecnologia para o Hospital Casa de Saúde. Através deste equipamento, teremos diagnósticos mais céleres e acurados, reduzindo a permanência dos pacientes no hospital e oportunizando um atendimento cada vez maior de usuários”, ressalta a administradora do hospital, Ariéle Pereira.

O TOMÓGRAFO

O Hospital Casa de Saúde, que atende 100% via Sistema Único de Saúde (SUS), estava sem tomógrafo há cerca de quatro anos, desde que o antigo aparelho estragou. Agora, a instituição poderá retomar a oferta de cerca de 600 exames/mês para Santa Maria e região. O encaminhamento será feito via Sistema Nacional de Regulação (SISREG). 

Atualmente, o hospital realiza uma média mensal de 3 mil exames (raio-x, mamografia e ultrassonografia), além de 3,2 mil atendimentos no ambulatório, cerca de 500 internações, 200 atendimentos na maternidade (entre avaliações e internações), bem como cerca de 180 cirurgias. 

Texto: Prefeitura de Santa Maria e Tempórea Comunicação de Frente
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial