Notícias
14/08/2023 16/10/2023 16h36m
Alunos das Escolas do Município recebem prêmio da Educação Fiscal em etapa do Prêmio MPT na Escola
Três escolas municipais classificaram trabalhos para a fase estadual de concurso promovido pelo Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Smed), entregou na manhã desta sexta-feira (4) entregou certificados às três instituições da Rede Municipal de Ensino (RME) classificadas para a etapa estadual do Prêmio MPT na Escola, promovido pelo Ministério Público do Trabalho do Estado. Também houve a entrega do documento e de um brinde, que ocorreu no auditório da Smed para professoras representantes das escolas. A edição deste ano Prêmio trabalhou três temáticas: trabalho infantil; profissionalização do e da adolescente/aprendizagem profissional; e segurança e saúde nas escolas e no trabalho.
“Parabenizo os alunos das escolas premiadas e classificadas para a etapa estadual. É importante termos a reflexão destas temáticas com toda a população, mas principalmente com nossas crianças e jovens dentro da sala de aula. Isso é um incentivo para nossos estudantes. Ficamos aqui na torcida para que o resultado seja positivo também na etapa estadual”, pontuou o prefeito em exercício, Rodrigo Decimo.
Da RME, participaram concurso a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lourenço Dalla Corte, a EMEF Intendente Manoel Ribas, a EMEF Maria de Lourdes Castro. Os alunos que participaram do Prêmio MPT na Escola foram do 6º ao 9º anos e, a partir dos temas, poderiam produzir desenho, conto, poesia ou música.
Foram classificados pela EMEF Lourenço Dalla Corte dois alunos – um do 6º e outro do 8º ano. Da mesma instituição, outro estudante do 8º ano recebeu certificado de participação. Pela EMEF Intendente Manoel Ribas também foram classificados dois alunos – do 6º e 9º ano – e um recebeu certificado de participação. E pela EMEF Maria de Lourdes Castro, foi classificado um aluno do 5º ano.
Além dos certificados, as professoras, representantes das escolas, também receberam em nome dos alunos prêmios, que foram oferecidos pelo Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). Cada estudante ganhou um pau de selfie e uma caixinha de som com bluetooth.
As professoras que trabalharam as temáticas do Prêmio MPT na Escola e orientaram os trabalhos em sala de aula também receberam mimos, ofertados pelo PMEF. Cada docente recebeu um suporte para celular e um relógio despertador.
O coordenador local do Prêmio MPT na Escola e coordenador Pedagógico de Anos Finais na Smed, Felipe Girardi, fez a entrega de certificados e Prêmios. Ele estava acompanhado da coordenadora adjunta do Programa Municipal de Educação Fiscal, Adriana Aires Pereira que fez a entrega dos prêmios aos estudante e professores.
O QUE É
O Prêmio MPT na escola, promovido pelo Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul, consiste em abordar, de forma acolhedora e com o intuito de transformar a realidade social, a temática sobre os direitos das crianças e adolescentes, prevenção e erradicação do trabalho infantil. O projeto consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates, nos estabelecimentos de ensino fundamental dos temas relativos aos direitos do adolescente.
Especialmente à conscientização sobre os males causados pelo trabalho precoce, a proteção ao trabalhador adolescente, a introdução e o preparo ao mundo do trabalho, o direito do trabalhador. Bem como a criação de condições para o desenvolvimento de jovens com capacidade criativa e crítica sobre o trabalho e seu exercício digno.
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria