Notícias
15/03/2024 15/03/2024 17h24m
Última noite da Calourada 2024 movimentou 4 mil pessoas ao som de rap, hip hop, eletrônica e sertanejo
Ao todo, cerca de 30 mil pessoas prestigiaram a Calourada nas quatro noites do megaevento
A maior festa estudantil da região central do Estado, a Calourada 2024 chegou a sua quarta e última noite nesta quinta-feira (14). O evento, que é uma realização da Prefeitura de Santa Maria – em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM e a Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism) –, reuniu, desde sábado (9), 29,6 mil pessoas.
Conforme estimativa da Guarda Municipal e da Brigada Militar, até o final do evento, na madrugada desta sexta-feira (15), aproximadamente 4 mil pessoas circularam pela Gare, obedecendo sempre a lotação de 6.370 pessoas.
A noite começou com a apresentação do rapper KMZ, que depois abriu espaço para a disputa de rimas da Batalha da Gare (Roraima + Co RAP). Na sequência, a MC Justina Monteiro animou o público.
A energia da noite mudou do rap para o sertanejo, quando subiu ao palco a cantora Ana Piccoli. Nascida em Santiago/RS e atualmente residindo em Santa Maria, Ana iniciou seu projeto solo em 2019, com apenas 16 anos de idade. Na tarde desta quinta, a cantora participou de um bate-papo com alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, no Bairro Fátima. Após o show da santiaguense, o Dj PH abriu alas para o Dj Grillo Beatz, que assumiu as pickups com um set regado a eletrônica e funk.
Durante esta noite, foram registradas pela Guarda Municipal quatro ocorrências de brigas, que resultaram em três guardas municipais feridos com lesões leves e uma pessoa detida por agressão. As forças de segurança atuaram para conter as brigas. A equipe médica de plantão realizou cinco atendimentos no local.
ATRAÇÕES
Neste ano, a Calourada foi antecedida pelos eventos Pode Chegar, no sábado (9), e a Professorada, no domingo (10). O megaevento foi realizado com mais de 15 atrações artísticas, na Gare. Além dos artistas que subiram ao palco nesta quinta, as principais atrações musicais desta Calourada são: Rafa Rafuagi; Rashid; 50 Tons de Pretas e Maskavo.
O agito nas pickups ficou por conta do Dj Vini Fantin, Dj Octave, Dj Smith, Dj Marcela Lambertini, Dj VR3NO e Dj Palma. O evento também contou com a intervenção da Bateria Tirana. A apresentação das quatro noites de Calourada ficou com a animação da dupla sertaneja Sandro e Cícero. Em 2023, a Calourada na Gare recebeu cerca de 60 mil pessoas em quatro dias de festa no primeiro semestre de 2023 e mais de 40 mil pelos mesmos quatro dias no segundo semestre, na Calourada de Inverno.
ESTRUTURA E SEGURANÇA
O acesso ao evento foi gratuito, e a estrutura incluiu banheiros químicos, área coberta e diversos pontos de venda de bebidas e lanches. Nas quatro noites, os shows ocorreram até a meia-noite, a comercialização de produtos na praça de alimentação foi encerrada à 1h, e a dispersão do público ocorreu até as 2h. Foram disponibilizadas três linhas exclusivas de ônibus para ida e para a volta do evento.
Com atuação integrada dos órgãos de segurança pública, o evento contou com revista na entrada, contagem de pessoas com painel eletrônico e monitoramento por ampla rede de câmeras, drones e inteligência artificial. Como resultado, foram apreendidos itens cortantes, e porções de drogas ao longo das quatro noites do evento.
Também em função do evento, equipes trabalharam pelo restabelecimento total da iluminação pública da Avenida Rio Branco, possibilitando maior segurança do público para a chegada e saída do evento.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
A Calourada, por meio do Conecta Cidade Universitária, levou as principais atrações artísticas para promover um bate-papo em escolas dos bairros de Santa Maria. Nesta segunda-feira (11), os estudantes da Escola Básica Estadual Dr. Paulo Devanier Lauda, no Bairro Tancredo Neves, participaram de bate-papo com o MC Rafa Rafuagi.
Nesta terça-feira (12), os alunos da Escola Marista Santa Marta, no Bairro Nova Santa Marta, bateram um papo com o rapper Rashid, mediado pelo MC Rafa Raguafi. Já no Instituto Estadual de Ensino (IEE) Olavo Bilac, os estudantes trocaram uma ideia com Graziela Pires e Dejeane Arruée, que formam o duo 50 Tons de Pretas. Saiba como foram os encontros aqui. O IEE Olavo Bilac também recebeu outro artista nesta quarta-feira (13): Marceleza, vocalista da banda Maskavo.
Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Mirella Freitas (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria