Inicial > Notícias > Projeto Trânsito & Educação, da Prefeitura,...

Notícias

31/10/2024 31/10/2024 21h30m

Projeto Trânsito & Educação, da Prefeitura, é agraciado no Prêmio Boas Práticas da Famurs


Foto: Prefeitura de Santa Maria

Metodologia pedagógica é resultado de um investimento de cerca de R$ 1 milhão e une tecnologias e robótica na educação para o trânsito

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Secretaria de Educação, foi agraciada com o 2º lugar na sexta edição do Prêmio Boas Práticas da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na noite desta quarta-feira (30), em Nova Petrópolis. A gratificação foi na categoria “Mobilidade Urbana e Trânsito”, que concedeu méritos ao Projeto Trânsito & Educação, iniciativa que busca fomentar a cultura de segurança no trânsito através da computação, robótica educacional e pensamento computacional da educação infantil até os anos finais do ensino fundamental. Em terceiro lugar, nesta categoria, ficou a capital gaúcha e em primeiro o município de Novo Hamburgo.

“É com muita honra que vemos este projeto da Secretaria de Mobilidade Urbana, em conjunto com a Secretaria de Educação, ser destaque no Estado. Uma iniciativa que é, atualmente, o maior investimento em um único projeto de Educação para o Trânsito no país. Um projeto inédito que está sendo aplicado em todas as escolas da rede municipal. Tudo isso com um único objetivo, que é levar orientações com metodologias pedagógicas às crianças e adolescentes, preparando os condutores do futuro com vistas à segurança no trânsito e à preservação da vida, dando continuidade com a redução dos sinistros de trânsito em nossa cidade", considera o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi.

Ao todo, foram 279 projetos submetidos, de 125 prefeituras. Destes, foram premiados 48 projetos, de 38 municípios em 15 áreas de atuação: Assistência Social; Comunicação Social; Cultura e Economia Criativa; Defesa Civil, Resiliência e Voluntariado; Desenvolvimento Rural; Direitos Humanos; Educação; Esporte e Lazer; Fazenda e Eficiência Fiscal; Habitação; Meio Ambiente; Melhor Idade 60+; Mobilidade Urbana e Trânsito; Saúde; Segurança Pública; e Turismo. Para avaliação, foram considerados critérios como inovação, criatividade, aplicabilidade, sustentabilidade, perenidade e impacto social.

“É imensa a importância das políticas intersetoriais para o fortalecimento da educação municipal. Esse foi um grande exemplo, onde unimos esforços e recursos de duas pastas importantes e conseguimos inovar com a robótica, a tecnologia e a programação para o conhecimento das crianças desde a educação infantil. É uma grande alegria representar a Prefeitura Municipal de Santa Maria e receber esse prêmio. Esse projeto representa a inovação na educação pública e foi selecionado entre quase 300 projetos inscritos”, pontua a secretária de Educação, Gisele Bauer Mahmud.

Os premiados foram contemplados com troféu e certificado com o selo de boas práticas. A premiação foi realizada no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, junto ao Smart Cities Park, evento nacional voltado para a inovação e empreendedorismo na gestão pública municipal. A lista completa de projetos e municípios premiados pode ser conferida no site da Famurs.

"O Projeto Trânsito & Educação permite aos estudantes desenvolverem habilidades práticas em prototipagem, programação e circuitos elétricos, além de promover a cidadania e a responsabilidade social. Professores e alunos mostraram grande comprometimento, destacando a robótica como ferramenta essencial para a aprendizagem. Ver esse projeto reconhecido nesta grande premiação mostra que estamos no caminho certo”, destaca a professora e coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM), Maritê Medianeira Moro Neocatto.

Representando o Executivo Municipal, estiveram presentes na premiação o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi; a secretária de Educação, Gisele Bauer Mahmud; o secretário adjunto de Educação, Marcio Andrei de Melo Carvalho; a superintendente do Setor Pedagógico, Joele Schmitt Baumart; a coordenadora de Educação para o Trânsito, Lucimar Garcia de Sá, e a coordenadora do NTEM, Maritê Neocatto.

TRÂNSITO & EDUCAÇÃO

Lançado no Município em 25 de abril de 2024, o Projeto Trânsito & Educação é uma parceria entre a Secretaria de Mobilidade Urbana, através do Programa Educação para o Trânsito, e a Secretaria de Educação, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM). A iniciativa busca integralizar o material didático de educação no trânsito com a robótica, utilizando tecnologias digitais para promover a conscientização, segurança viária e inovação nos processos de ensino-aprendizagem. Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino foram contempladas com a proposta.

Foram adquiridos 355 kits educativos com um investimento de cerca de R$ 1 milhão oriundo de recursos próprios da Secretaria de Mobilidade Urbana. São duas modalidades tecnológicas: o Kit Explorador Kids, destinado ao Ensino Infantil e séries iniciais; e o Kit Aventura Steam, para os anos finais (6º ao 9º ano). A distribuição do material do Projeto às Escolas de Educação Infantil (EMEI) e Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) se deu no início de maio, e cada instituição indicou um professor para participar da formação específica.

O Kit Explorador Kids é composto por um robô de piso, cinco tapetes pedagógicos, um acessório interativo, três softwares de programação, um kit de cartões auxiliares, um livro do professor, duas bolsas de armazenamento e uma Plataforma de conteúdo e formação digital para docentes com acesso vitalício. Já o Kit Aventura Steam contém um conjunto de componentes eletrônicos, mecânicos e de software que possibilitam a construção e programação de robôs. Também estão inclusas peças como placas de circuito, motores, sensores, cabos, parafusos e ferramentas, além de um microcontrolador e software de programação. A tecnologia é desenvolvida pela empresa Escola Maker, de Gravataí, que também é responsável pelo treinamento dos docentes.

A iniciativa também possibilitou a realização da 1ª Olimpíada de Robótica Educacional da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, ocorrida em setembro deste ano, durante o 5º Educar e Empreender. A Olimpíada ocorreu em três modalidades: 1) Produção de um protótipo relacionado ao Projeto Trânsito e Educação; 2) Percurso de competição com obstáculos; e 3) Arena de Competição.

“A participação, entusiasmo e engajamento dos estudantes durante o período de planejamento e produção dos protótipos, bem como a intensa interação dos demais participantes demonstra que o Projeto Trânsito e Educação obteve sucesso em seu desenvolvimento. Os trabalhos alcançaram um nível de complexidade notável, considerando o primeiro contato dos estudantes com os componentes do Kit Aventura Steam e o fato de ser o evento pioneiro nesse formato para o ensino básico municipal”, considera a professora e coordenadora do NTEM, Maritê Medianeira Moro Neocatto.

Estudantes da Rede Municipal de Ensino inscritos no Projeto Aluno(a) Monitor(a) também receberam formação voltada para propostas pedagógicas com o Kit Explorador Kids, para auxiliar os professores e professoras nas escolas. O Projeto Aluno(a) Monitor(a) ocorre desde 2015 e é uma iniciativa do NTEM, que no ano de 2024 incluiu a temática Trânsito & Educação em todas as oficinas de formação para estudantes.

 

 

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922) e Prefeitura de Santa Maria
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial