Notícias
07/08/2025 08/08/2025 08h07m
Calourada 2025/2 consolida sucesso e reúne 5,6 mil pessoas em duas noites de evento na Gare

Edição exclusiva para público universitário ocorreu sem qualquer ocorrência registrada pelas forças de segurança
A segunda edição da Calourada de 2025, uma das maiores festas universitárias do interior do Estado, encerrou com um balanço positivo, reunindo cerca de 5,6 mil pessoas na Gare da Viação Férrea na terça (5) e quarta-feira (6). Promovido pela Prefeitura de Santa Maria, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Liga Interatléticas de Santa Maria (LISM), o megaevento se consolidou como uma opção de recepção segura e organizada para os novos estudantes universitários, contando com uma programação diversificada, estrutura completa e um robusto esquema de segurança.
Durante as duas noites de festa, o público, formado exclusivamente por calouros e veteranos, pôde aproveitar as atrações musicais e culturais em um ambiente monitorado e seguro. Foram 3,5 mil pessoas na primeira noite, e 2,1 mil na segunda noite, dentro da lotação máxima de 4.226 pessoas.
"Mais uma vez, mostramos que é possível realizar um grande evento para a nossa juventude com segurança, planejamento e união de esforços. A Calourada já é uma marca de Santa Maria, uma cidade que acolhe seus estudantes e fomenta a cultura local. Estamos muito satisfeitos com o resultado e com a participação expressiva do público", destaca o prefeito Rodrigo Decimo.
CULTURA
A programação musical foi um dos pontos altos do evento. Na terça-feira (5), a "Noite Atleticana" foi comandada pelos DJs DM, Octave, ABN e Palma. Já a noite de quarta-feira (6), com o tema "#retronavibeatleticana", trouxe o pagode do grupo Samba Move e as batidas dos DJs Freizi, Dudu e Milbeatz, garantindo a diversidade de ritmos para o público.
"A Calourada é também um grande palco para os nossos talentos. Oferecer essa estrutura na Gare, com um público tão expressivo, é uma forma de apoiar e dar visibilidade aos artistas de Santa Maria, do pagode à música eletrônica. Ficamos felizes em ver a cultura pulsar no coração da cidade e na recepção aos nossos universitários", pontua a secretária de Cultura Rose Carneiro.
SEGURANÇA
A estrutura de segurança da Calourada foi um dos pilares do sucesso do evento. A ação integrada envolveu agentes da Guarda Municipal e da Superintendência de Trânsito da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SSOP), fiscais de posturas da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização (Seld), Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e equipes de saúde da Secretaria de Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Com atuação integrada dos órgãos de segurança pública, teve revista na entrada do evento com detector de metais, contagem de pessoas no painel eletrônico e monitoramento por ampla rede de câmeras, com reconhecimento facial e inteligência artificial. O planejamento estratégico garantiu a ordem no perímetro da Gare e no seu entorno, o que resultou em nenhuma ocorrência registrada pelas forças de segurança.
ACHADOS E PERDIDOS
Foi encontrado no evento uma carteira com cartões bancários e documento em nome de R. P. da S. e uma CNH em nome de L. C. F.. Os responsáveis devem retirar os pertences na sede administrativa da Guarda Municipal de Santa Maria, na Rua Sete de Setembro, nº 910, Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (acesso pela Gare da Viação Férrea), das 7h às 13h. Em caso de dúvidas, entrar em contato com (55) 3174-1552 ou 153.
Texto: Lenon de Paula (MTb: 18.763)
Fotos: Guilherme Brum (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria