Notícias
29/08/2025 29/08/2025 15h09m
Com apoio da Prefeitura, Projeto Inspira promove o reencontro de mães privadas de liberdade e seus filhos

Iniciativa busca fortalecer os vínculos familiares e promover a dignidade humana e a reintegração social
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública e da Secretaria de Saúde, apoiou a 24ª edição do Projeto Inspira, uma iniciativa que promoveu o reencontro de dez mães privadas de liberdade com seus cerca de 20 filhos. A ação, realizada nesta sexta-feira (29) na sede da Polícia Federal, Av. Helvio Basso, buscou fortalecer os laços familiares e contribuir para a reintegração social.
A Guarda Municipal de Santa Maria foi responsável por garantir o deslocamento seguro das crianças até o local do evento, facilitando a logística do encontro. Além disso, a Política de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde garantiu os "escovódromos", equipamentos lúdicos que serviram de base para uma atividade de orientação sobre higiene bucal, unindo a diversão à conscientização.
"Retornar ao Projeto Inspira, agora como secretário municipal de Segurança, é muito significativo. O projeto nasceu pequeno, mas cresceu com apoio de instituições como a UFSM. É dever do Poder Público cuidar das comunidades, inclusive das mulheres em regime fechado e, principalmente, das crianças que ficam fora do alcance delas. Hoje é um dia especial, de reencontro com uma iniciativa que inspira e transforma", considera o secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas.
O encontro proporcionou um momento de afeto e proximidade, promovendo o bem-estar emocional das mães, apenadas do Presídio Regional de Santa Maria, e das crianças. A atividade faz parte do processo de reinserção social e possibilita a manutenção dos laços familiares. A animação da atividade ficou por conta das bandas da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS) da Brigada Militar e da Base Aérea de Santa Maria.
"O Projeto Inspira nasceu da união entre instituições, como a Polícia Federal e a Prefeitura, com o objetivo de resgatar vínculos entre mães privadas de liberdade e seus filhos. A iniciativa muda a percepção da criança sobre a polícia e fortalece os laços familiares. Em nove anos de atuação, vimos resultados concretos: mulheres que, ao recuperar a convivência com seus filhos, também retomaram suas vidas longe do crime", avalia a psicóloga da Polícia Penal e coordenadora da iniciativa, Renata Cauduro.
O evento contou com a presença do secretário estadual de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom; e autoridades civis e militares. Também apoiam a iniciativa a Brigada Militar; Comissão da Mulher Advogada da OAB; a Vara de Execuções Criminais (VEC) da Comarca de Santa Maria e a empresa Sulclean.
SOBRE O PROJETO INSPIRA
Criado em 2016, o Projeto Inspira nasceu com a missão de aproximar famílias que sofrem com a separação decorrente da condenação de mães que cumprem pena no Presídio Municipal de Santa Maria. Desde então, tem promovido ações educativas, pedagógicas, de atendimento psicossocial e de saúde, sempre com o propósito de acompanhar o desenvolvimento das crianças e preservar o vínculo materno-filial em um ambiente fora do cárcere. A iniciativa é do Observatório de Direitos Humanos da UFSM, e busca promover a dignidade humana e o respeito aos direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O evento de reencontro, que ocorre três vezes por ano, é uma de suas ações mais significativas.