Inicial > Saúde > Notícias > Prefeitura realizou pré-conferência com trabalhadores da...

Secretaria de Município da Saúde

16/03/2023 16/03/2023 09h38m

Prefeitura realizou pré-conferência com trabalhadores da Saúde do Município nesta quarta-feira (15)


Participantes elencaram demandas e propostas sobre o serviço, que serão debatidos na Conferência Municipal da Saúde, em 31 de março e 1º de abril

Na tarde de quarta-feira (15), centenas de trabalhadores da rede pública municipal de Saúde estiveram reunidos, junto à equipe diretiva do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria de Saúde, no auditório da Faculdade Palotina (Fapas), para a realização da pré-conferência de Saúde. O evento antecede a Conferência Municipal de Saúde, que terá como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, em virtude da referência que celebra os 35 anos da promulgação da Constituição Cidadã e do Sistema Único de Saúde (SUS). A Conferência Municipal de Saúde ocorrerá nos dias 31 de março e 1º de abril, no Itaimbé Palace Hotel (confira mais abaixo os horários e mais detalhes). A secretária adjunta de Saúde do Município, Ana Paula Seerig, acompanhou o encontro junto da equipe da pasta. O vereador Valdir Oliveira também esteve presente no evento.

Segundo Ana Paula Seerig, durante o encontro desta tarde, os trabalhadores da Saúde fizeram suas colocações guiados por questionamentos como "Na sua opinião, qual deve ser a prioridade da Saúde no município?", e apresentaram relatos e críticas, além de terem sugerido melhorias no sistema municipal de Saúde. 

“Foi um momento para eles trazerem problemas, situações e questões de relação a comunidade e processo de trabalho. E, também, de apresentar propostas para podermos ser propositivos na Conferência, no fim mês. É sempre importante ouvirmos nossas equipes e dialogar com elas, saber o que os trabalhadores pensam como prioridades”, comenta.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Com apoio da Prefeitura, a Conferência Municipal de Saúde será realizada nos dias 31 de março (sexta-feira), das 19h às 22h, e 1º de abril (sábado), das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Itaimbé Palace Hotel, no Centro. Qualquer pessoa acima de 16 anos poderá participar da Conferência. As inscrições poderão ser feitas online ou no dia da Conferência, durante o credenciamento.

A Comissão Organizadora da 12ª Conferência Municipal de Saúde tem como coordenador-geral, Alex Monaiar; coordenadora adjunta, Benildes Mazzorani; relatora-geral, Carla Centurião; relator adjunto, Antônio Lemos; secretária-geral, Adriana Ebling; e coordenador de Comunicação e Informação, Clery Quinhones de Lima.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Com apoio da Prefeitura, o evento ocorre nos dias 31 de março (sexta-feira), das 19h às 22h, e 1º de abril (sábado), das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Itaimbé Palace Hotel, no Centro. Qualquer pessoa, acima de 16 anos, poderá participar da Conferência. As inscrições poderão ser feitas online ou no dia da Conferência durante o credenciamento.

A Comissão Organizadora da 12ª Conferência Municipal de Saúde tem como coordenador-geral, Alex Monaiar; coordenadora adjunta, Benildes Mazzorani; relatora-geral, Carla Centurião; relator adjunto, Antônio Lemos; secretária-geral, Adriana Ebling; e coordenador de Comunicação e Informação, Clery Quinhones de Lima. 

Os eixos temáticos da 12ª Conferência são:

I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;
IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Objetivos da Conferência:

I – Debater o tema da Conferência com enfoque na saúde como direito e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS);
II – Pautar o debate e a necessidade da garantia de financiamento adequado e suficiente para o SUS;
III – Reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, para garantir a saúde como direito humano, sua universalidade, integralidade e equidade, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990;
IV – Mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca da saúde como direito e em defesa do SUS;
IV – Fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade em todas as etapas da 12ª Conferência Municipal de Saúde de Santa Maria-RS;
VI – Avaliar a situação de saúde em âmbito municipal, estadual e nacional, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual - PPA e dos Planos de Saúde em nível municipal, estadual e nacional;
VII – Aprofundar o debate sobre as possibilidades sociais e políticas de barrar os retrocessos no campo dos direitos sociais, bem como da necessidade da democratização do Estado, em especial as que incidem sobre o setor Saúde;
VIII - Eleger delegadas e delegados à 9ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul conforme a Resolução do CNS nº 453/2012 e na proporção definida pelo Regimento da 9ª Conferência Estadual de Saúde.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)/PMSM
Arte: João Vilnei/Prefeitura
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial