Secretaria de Município de Cultura
Concha Acústica
CONCHA ACÚSTICA LUPICÍNIO RODRIGUES
A Concha Acústica de Santa Maria, localizada entre as ruas Tuiuti e Pinheiro Machado, é conhecida como o altar da cultura santa-mariense dentro do Parque Itaimbé. Centenas de artistas locais e nacionais já se apresentaram no local, que tem o formato de uma meia lua, por onde também passaram milhares de espectadores.
O espaço foi inaugurado entre o final dos anos 70 e o início dos anos 80, e recebeu o nome em homenagem ao cantor e compositor Lupicínio Rodrigues, por meio da lei municipal de 1982.
Bandas como Fuga, Rinoceronte, Guantánamo Groove, Geringonça e muitas outras incendiaram o palco da Concha, reunindo multidões nas arquibancadas. De shows de rock a batalhas de hip hop e espetáculos de teatro, ela é sem dúvida, um dos espaços culturais mais queridos da cidade.
Depois de uma revitalização em 2011, a Concha Acústica continuou sendo um ponto de encontro e celebração, até que, recentemente, precisou ser interditada para uma restauração completa.
Em 2024, a Concha Acústica do Parque Itaimbé volta a viver, reformada e revitalizada, para retornar a ser um grande palco de celebração da música e da arte santa-marienses.
As solicitações para o uso da Concha no período estão encerradas. Um alinhamento nas políticas de uso também está em andamento e, em breve, as regras atualizadas e o formulário para solicitações com previsão de realização a partir de 2025 estarão disponíveis. Siga acompanhando nosso site para ficar atento.